BrasilEducaçãoPolíticaTodos

Rodrigo Maia diz que Weintraub atrapalha o Brasil e brinca com o futuro das crianças

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reizinho do Centrão e que bloqueia o progresso do Brasil, criticou nesta quinta-feira, 30, o ministro da Educação, Abraham Weintraub. “O ministro da Educação atrapalha o Brasil, tem visão ideológica e brinca com o futuro de milhões de crianças”, disse ele.

Rodrigo Maia também citou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao falar de críticas direcionadas a ele e a Weintraub na quarta-feira, 29: “Quanto ao Salles, eu acredito que ele radicalizou no ano passado, mas é um ministro que tem qualidade”.

O reizinho do Centrão Rodrigo Maia evitou responder se defende ou não a demissão dos ministros, ao dizer que essa é uma decisão que cabe ao presidente Jair Bolsonaro. Reiterou, em seguida, que tem uma boa relação com o Executivo no que se refere à agenda econômica. Não é a primeira vez que o presidente da Câmara critica Weintraub.

O DEM e o Centrão tem um tremendo olho gordo virado para o Ministério da Educação que tem um orçamento verdadeiramente multibilionário. Em junho, Rodrigo Maia disse que era o próprio ministro quem estava causando a crise na área de educação, na ocasião em que contingenciou verba de universidades. Além disso, uma comissão da Câmara – criada por Rodrigo Maia – apontou, em novembro, paralisia no planejamento e na execução de políticas públicas por parte da pasta da Educação. Foi a primeira vez que o Legislativo formou um grupo para averiguar o trabalho de um ministério.

A relação entre Rodrigo Maia e Weintraub piorou em dezembro com a exoneração do advogado Rodrigo Sergio Dias da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dias era uma indicação do reizinho do Centrão que assumiu o cargo em agosto, em meio à votação da reforma da Previdência no Congresso. Esse fundo detém um orçamento de muitos bilhões de reais para serem distribuídos Brasil afora. É isso que interessa aos políticos fisiológicos, eles querem colocar suas garras sobre esses filhões.

Compartilhe nas redes sociais:

Faça seu comentário