BrasilEducaçãoGovernoTodos

Programa Criança Feliz, do governo Bolsonaro, recebe o maior prêmio do mundo em educação

O ministro da Cidadania, Osmar Terra recebeu o troféu do Prêmio Wise Awards como reconhecimento pelo trabalho realizado pelo governo brasileiro com o Programa Criança Feliz, nesta quarta-feira (20), durante a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, no Qatar.

O programa Criança Feliz foi um dos destaques e recebeu o reconhecimento, frente a 481 projetos inscritos, como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação. O prêmio é concedido pela Fundação Qatar, presidida pela Sheikha Mozah bint Nasser Al Missned.

Ao receber o troféu, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, destacou o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, para o avanço histórico do programa. Terra ressaltou que a missão das políticas públicas deve ser garantir que toda pessoa possa desenvolver seu potencial. “Todas as crianças nascem com o potencial de serem pessoas incríveis, o que acontece com elas durante a infância é que determinará o seu futuro. Temos que garantir que esses talentos se desenvolvam”.

Durante o evento, o ministro Osmar Terra também participou de uma mesa redonda que reuniu ministros, ex-ministros, especialistas e representantes de organismos internacionais para discutir como enfrentar os desafios para a implementação de políticas públicas de educação de maneira ágil e eficiente.

Terra destacou que a atuação brasileira tem se baseado nas evidências científicas e com foco na promoção do desenvolvimento humano como forma de enfrentamento à pobreza e às desigualdades sociais. Aos colegas, Terra recomendou que busquem basear a atuação e a construção de políticas públicas em metodologias que permitam a avaliação de resultados e o direcionamento das ações pelos caminhos apontados pela ciência.

O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Atende gestantes e crianças de até 3 anos do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, e de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça, cultura e direitos humanos.

Com mais de 817 mil crianças e gestantes atendidas, o Criança Feliz é o maior programa de visitação domiciliar de atenção à primeira infância no mundo. A ciência já demonstrou que o período que vai da gestação aos 3 anos de idade é o mais importante para o desenvolvimento humano. É nessa fase que o cérebro estabelece o maior número de ligações neuronais. Isso acontecerá em maior ou menor grau dependendo dos estímulos que a criança recebe.

Compartilhe nas redes sociais:

Faça seu comentário