MundoTodos

Imagens de satélite mostram a explosão de foguete iraniano em plataforma de lançamento

Imagens satelitais da empresa Planet indicam que um foguete iraniano explodiu nesta sexta-feira na plataforma de lançamento, conforme divulgado pela rádio pública americana NPR. O investigador Dave Schmerler, do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury, disse à NPR que o foguete explodiu na plataforma de lançamento. As fotografias satelitais mostram fumaça se desprendendo da plataforma da plataforma no Centro Espacial Imán Khomeini, no norte de Teerã.

Numerosos veículos tinham sido detectados nos últimos dias e uma pintura havia sido aplicada na plataforma para o lançamento do foguete. Foi a terceira tentativa fracassada do Irã somente neste ano. O Irã tentou em janeiro e fevereiro colocar dois foguetes em órbita terrestre, o que não não foi alcançado. O Irã não identificou que tipo de foguete tentou lançar, mas antes havia usado um foguete de duas etapas, conhecido como Safir, que emprega combustível líquido. Trata-se de un foguete relativamente pequeno que pode por em órbita somente satélites pequenos. Fontes iranianas haviam dito que Teerã estava pronto para enviar ao espaço o satélite Nahid-1.

Enquanto Teerã sustenta que sua intenção é por em órbita um satélite, Washington considera que se trata de um programa que usa a mesma tecnologia do lançamento de mísseis intercontinentais com os quais a República Islamica poderia ameaçar os Estados Unidos no futuro.

Compartilhe nas redes sociais:

Faça seu comentário