Negócios

Grupo dono da Centauro compra Nike no Brasil por R$ 900 milhões

O grupo SBF, dono da Centauro, anunciou nesta quinta-feira (6) que comprou as operações da Nike no Brasil por R$ 900 milhões. A varejista brasileira passará ser a distribuidora exclusiva dos produtos da marca no País – venderá itens de vestuário, calçados e acessórios para outras lojas – e também vai operar o site da Nike por ao menos 10 anos, bem como suas lojas físicas, podendo inclusive abrir mais unidades por um período inicial de cinco anos.

“O grupo tem na Centauro um excelente ativo de varejo multimarcas, mas quer mais do que a Centauro”, disse o presidente do SBF, Pedro Zemel. Hoje, há 24 unidades da “Nike Factory” no Brasil, além de cerca de 15 operadas por parceiros. Já a Centauro tem 209 pontos de venda. No passado, a Centauro já operou lojas físicas da Nike. Sobre uma possível renovação do acordo, inicialmente de 10 anos, Zemel afirmou que a visão da companhia é de “longuíssimo prazo”.

A Nike do Brasil, subsidiária da empresa americana que foi comprada pela SBF, teve receita líquida de aproximadamente R$ 2 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de maio de 2019. Após a conclusão da operação, o SBF vai se dividir em três unidades de negócio: Centauro, Nike e a holding que administrará todas as suas plataformas. Elas serão separadas inclusive fisicamente, com sedes diferentes.

O grupo informou que vai financiar parte da compra e que contratou os bancos Santander Brasil, Itaú BBA e Bradesco BBI para estruturar a tomada dessa dívida. Em meados de 2019, o grupo SBF disputou com o Magazine Luiza a compra da concorrente online Netshoes, que acabou arrematada pelo varejista comandada pela família Trajano, por US$ 114,9 milhões.

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