MundoTodos

Gigantesca explosão nuclear em base de munições russa na Sibéria provoca grande evacuação de população

Na segunda-feira (5), um depósito de munição em uma base militar russa explodiu nas proximidades da cidade siberiana de Krasnoyarsk. A imagem de uma enorme bola de fogo foi registrada e publicada nas mídias sociais pelos moradores. A imprensa russa relatou um incêndio no depósito de munições em Achinsk por causa desconhecida, após o qual o complexo sofreu três grandes explosões. Haveria um morto e vários feridos.

Imediatamente após a gigantesca explosão, o pessoal da base buscou cobertura em bunkers e abrigos. A área ao redor da base foi evacuada em um raio de aproximadamente 20 quilômetros. Dezenas de milhares de pessoas de três vilarejos próximos tiveram que deixar suas casas. Eles foram levados para Krasnoyarsk por trens e ônibus.

A mídia russa fala de uma “evacuação em massa”. O complexo está localizado a cerca de 3 quilômetros da vila de Kamenka, a oeste de Krasnoyarsk, no vilarejo de Achinsk. De acordo com a agência de notícias russa TASS, cerca de 40.000 cartuchos de artilharia do calibre 125 e 152 mm estavam armazenados no local. Há doze feridos, dois dos quais são soldados que trabalhavam na base e foram levados para hospitais próximos. Desde então, ficou claro que pelo menos uma pessoa morreu na base.

Devido à onda da explosão na região de Achinsk, as janelas de muitas casas na área foram estilhaçadas. O governador de Krasnoyarsk voou para a área para coordenar a emergência. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, enviou seu vice Dmitry Bulgakov e uma equipe de especialistas para a área do desastre. Já foi declarado Estado de Emergência na área.

O imenso cogumelo que se formou na área no momento da explosão, e a onda de propagação de energia, leva a supor que houve uma explosão nuclear. A evacuação de população da região fortalece esta suposição. A refinaria de alumínio Rusal, localizada a 30 quilômetros da base militar, foi fechada por tempo indeterminado e o pessoal foi enviado para casa para garantir sua segurança. A fábrica é a maior produtora de óxido de alumínio na Rússia, uma matéria-prima que é derretida em alumínio.

Compartilhe nas redes sociais:

Faça seu comentário